Quando um circuito amplificador de áudio, que utiliza fontes simétricas e, portanto, não usam capacitor de acoplamento com os alto falantes e apresenta problema, é comum que algum transistor de saída entrou em curto circuito. Os amplificadores construídos com circuitos integrados também podem apresentar esta mesma falha.
Como resultado deste problema descrito, aparecerá na saída uma tensão contínua elevada. Se esta tensão não for interrompida rapidamente, terminará por destruir as bobinas dos alto falantes.
Este circuito apresentado é uma adaptação de outros encontrados na internet. A diferença é o uso de um circuito integrado LM555 para fazer a temporização e o controle do desligamento dos alto falantes. Ele monitora a saída dos canais do amplificador e quando aparece uma corrente contínua, por algum motivo, ele atua e desliga os alto falantes.
Esquema de ligação com a placa:
Esquema:
Funcionamento
Quando um amplificador de áudio funciona normalmente, existe em sua saída uma tensão variável em função do som que se está escutando. Os capacitores C1 e C2, R1 e R2 e R3 formam um filtro passa baixo que elimina esta tensão variável e só deixa passar a tensão DC que será monitorada.
As saídas dos canais do amplificador são monitoradas pelo circuito composto pelos resistores R1 e R2, a ponte de diodo, capacitores de filtro e o transistor Q1. O circuito integrado 555 é configurado como um monoestável e sua saída controla os reles e os leds de alarme e piloto. Quando o amplificador é ligado, U1 recebe um pulso negativo no pino 2 e passa sua saída para o nível alto durante 5 segundos. O led LD1 acende e o rele permanece desligado. Este tempo evita o pico de tensão nos alto falantes. Decorrido este tempo, se tudo estiver normal na saída do amplificador, a saída de U1 vai para o nível baixo e liga os reles, e por sua vez, liga os alto falantes. LD1 (Alarme) apaga e acende LD2 (Monitor), indicando que está tudo normal com a saída do amplificador.
Se aparecer qualquer tensão DC na saída do amplificador, indicando um defeito, o transistor Q1 entra no modo de saturação imediatamente, aterrando o pino 2 de U1 que comuta para o nível alto e desliga os alto falantes. Isso continuará até que a tensão na saída se normalize. LD1 acende indicando um alarme no circuito.
Basicamente é este o funcionamento do circuito.
Cesar Gonçalves - 2022