sábado, 10 de outubro de 2020

Homemade RF Generator

Montei há algum tempo um Dip Meter que me ajudou bastante. Antes eu montava os circuitos e ficava no escuro, sem saber em qual frequência estava trabalhando o oscilador local, o amplificador de RF e etc. As montagens de rádios super regenerativo é fácil, só preocupar com o circuito oscilador e pronto. Mas nos rádios super heteródino a coisa complica. Você tem que saber em qual frequência o oscilador local está funcionando, e ajustar o circuito de antena para a frequência do oscilador local +/- a FI.

Um gerador de RF razoável custa uma grana boa e você perde o gostinho de montar o seu, afinal, o hobby é este, montar coisas. Nas montagens você aprende muito, tem que pesquisar os problemas que surgem e as vezes dá vontade de jogar tudo pra cima, mas com paciência a gente acaba resolvendo os problemas e fica numa felicidade danada. 

Eu gosto de trabalhar nas faixas de VHF, as antenas são pequenas ocupando pouco espaço. Pena que hoje quase não tem mais comunicações de radioamadores, a internet fez um estrago danado neste hobby.

Meu gerador funciona de 80,0 a 200 MHz, com modulação AM em 1.000 Hz. Tem ajuste do nível de RF, modulador de AM e saída para o frequencímetro. O oscilador de RF é do tipo Colpitts que funciona muito bem nesta faixa de frequencia e tem boa estabilidade.

Ficou razoavelmente bom para o que foi idealizado.


                            




                                                       Layout da placa do oscilador Colpitts













Modulador de áudio


Regulador de tensão


Cg.



2 comentários:

  1. Quem progeto esse gerador de rf e um progeto muito bom e inteligente gostaria de ter um progeto desses porém e difícil acha_lo para bens nota 10 ok? 73.5)

    ResponderExcluir