terça-feira, 9 de agosto de 2022

CARGA ELETRÔNICA PARA 3.5A

 


Esta é a versão 2 da minha Carga Eletrônica. Fiz algumas melhorias para facilitar o uso, como o display que já indica a corrente que ela está drenando e algumas melhorias no circuito eletrônico.




O TL431 gera uma tensão de referência de 3.5V que é ajustada pelo potenciômetro RV1, conforme a corrente drenada requerida. Com esta tensão e o Mosfet utilizado, consegui até 3.5A.

U1:A compara a tensão de referencia com a queda de tensão no resistor shunt. U1:B amplifica esta queda de tensão que será ajustada pelo trimpot RV2 e estabiliza a corrente desejada na carga. Com isso ficou fácil corrigir a tensão de retorno devido ao valor de RS utilizado.

Por exemplo: Ajusto a referência para 1V, como a outra entrada do comparador, pino 2, está mais baixa, o ampop tende a saturar e aumenta a condução do mosfet. Quando a corrente que passa por ele atingir 1A, a queda de tensão em RS será de 0,2V que será amplificada para atingir 1V. Com as duas entradas do comparador iguais, ele manterá o valor da polarização do mosfet para drenar 1 ampere. Quando o mosfet esquenta, ele tenta drenar mais corrente e isso vai aumentar a queda de tensão no resistor shunt, o que faz o comparador diminuir a polarização do mosfet e manter a corrente em 1A.

A única calibragem necessária é ajustar RV2. Para isso, meça uma tensão de 1V no pino 2 do CI. Ligue uma fonte dc na entrada de carga. Ajuste 1V no pino 7 do CI através do trimpot RV2.  Neste pino você pode ligar um multímetro para monitorar a corrente ou usar um medidor digital. A corrente será o mesmo valor em volts medido neste ponto. 

É isto.




Receptor super heterodino de FM





Está cansado de montar aqueles radios super regenerativos que tem uma qualidade de som péssima, baixa seletividade e muita instabilidade? Trago aqui este esquema que você vai montar e ficar muito satisfeito com o resultado obtido. Ele usa o circuito integrado CD2003 facilmente encontrado nestes radios antigos, sintonia por varicap e um amplificador integrado barato e fácil de encontra nas lojas de componentes.

Optei por usar um varicap porque os mini variáveis são difíceis de encontrar e quando encontrado, podem estar danificados.  O integrado CD2003 é um receptor AM/FM completo e não usa transformador de FI e nem o de quadratura para demodular a FM. Ele usa dois filtros cerâmicos de 10.7 Mhz na filtragem da FI e um outro para a demodulação. Portanto nada de ajustes. 

A sintonia é feita por dois diodos zener de 30V que fazem a função do varicap. Pode acontecer de não ser possível sintonizar a banda toda de FM, neste caso, tende diodos zener de tensão um pouco menor.
A bobina L1 é  feita com  4 voltas de fio 22 AWG (0,64mm de diâmetro), numa forma de 5mm, e L2 e L3 são feitas com 3 voltas de fio 22AWG numa forma de 5mm.

O circuito de CAF é realizado pelos resistores R2 e R4 e os capacitores C7 e C10, mais o diodo D4, que é o mesmo zener de 30V e 400mW. Usar só capacitores de cerâmica na parte de RF.

Na realização da placa de circuito impresso, atentar para a montagem das bobinas L1 e L2 que devem ficar defasadas em 90 graus para evitar interação entre o oscilador local e o amplificador de RF e manter L3 um pouco mais afastada destas.

Se tiver tudo montado certo, logo ao ligar você vai escutar o chiado característico do radio FM. Gire o potenciômetro de sintonia e já deve aparecer alguma emissora. Gire a sintonia toda para a direita, neste caso o varicap vai estar próximo de 6V. Você pode distanciar as espiras da bobina do oscilador local para ajustar a posição da emissora. Depois sintonize uma emissora mais fraca e mexa em L1 para aumentar o sinal captado.

Infelizmente eu perdi o desenho da placa de circuito impresso para postar aqui.

É isto.