Receptor Superheterodino de dupla conversão para a faixa de aviação (112 - 136Mhz)
Este receptor foi desenvolvido utilizando peças comuns retiradas de antigos radios AM\FM. É uma montagem um pouco mais complexa e necessita alguns equipamentos para fazer o alinhamento, mas vale a pena pela sensibilidade e seletividade do circuito. O radio superregenerativo é bem mais simples de se montar porque só tem um circuito sintonizado, mas o resultado é bem ruim, muito ruído, instabilidade, pouca seletividade e difícil de incluir um squelch. É um ótimo radio para principiantes.
Na primeira conversão (112 - 136 Mhz para 10.7 Mhz), foi utilizado o CI: TA7358AP. Na entrada de antena o transistor Q1 faz a amplificação da RF e o sinal amplificado passa pelo filtro passa banda composto pela bobina L1 e o capacitor C5 que tem a freqüência central em 125 Mhz. A bobina L2 , sintonizada pelo varicap D1, seleciona a frequência de entrada requerida. L3 e D2 sintonizam o oscilador local. T1 filtra a frequência de FI de 10.7Mhz.
Na segunda conversão (455 Khz), foi utilizado o CI: CD2003. Ele recebe a FI de 10.7Mhz , passa por um filtro cerâmico e faz o batimento com a frequencia de 10.245Mhz, sintonizada por L4 e C17, gerando a FI de 455 Khz. Esta frequência é amplificada, filtrada e detectada, entregando o áudio no pino 11.
O áudio é enviado ao circuito de squelch, controlado pelo pino 5 e pelo potenciômetro RV2 e passa pela chave de audio realizada pelo diodo D5. Passa pelo controle de volume RV3 e segue para o amplificador LM386.
O radio pode ser alimentado por uma fonte DC de 8 a 15V que é regulada pelo 7805. O diodo D6 funciona como proteção contra inversão de tensão na entrada.
PCB: 143 x 60 mm
Colocando para funcionar:
Depois de tudo conferido na montagem, ligar o radio e verificar se o amplificador está funcionando colocando a chave de fenda no potenciômetro RV3. Se ok, abrir todo o esquelch e colocar a chave de fenda no pino 11 do ci U2. Agora vem a parte difícil. Com um frequencímetro, ajustar a bobina L4 para a frequência de 10.245Mhz, girando o núcleo de ferrite desta bobina.
Usando um frequencímetro, verificar se a frequência mínima e máxima, medida na bobina L3, está entre 122.7 Mhz a 146.7Mhz, quando se variar a sintonia para o mínimo e o máximo da faixa. Ajuste trocando o capacitor C11. Coloque o gerador de RF em 112Mhz, gire a sintonia para o mínimo e ajuste L2 para o máximo nível medido no pino 5 de U2 com um multímetro na escala DC. Este ajuste é feito variando o valor de C7.
Se tiver tudo ok, é só correr pro abraço. Estou a 38 KM do aeroporto de Confins, e sintonizo bem com uma antena dipolo externa. Estou a disposição se precisarem de alguma ajuda.
Obs. Para medir a frequência com o frequencímetro nas bobinas, faça um loop de uma volta com 10mm de diâmetro e fio 17 awg e solde num cabo coaxial. Aproxime da bobina o mais distante possível para a leitura de forma a não interferir no oscilador.
Abraços,
Nenhum comentário:
Postar um comentário