domingo, 18 de junho de 2023

RECEPTOR DE VHF CASEIRO 2.0

 


Esquema da primeira conversão - de 136 - 152 Mhz para FI de 10,7 Mhz



Este chip era muito usado nos receptores de radio de carro. Ele tem, internamente, um amplificador de RF, um misturador, e oscilador local.

TAA7358AP





O transformador T1, é o primeiro amplificador de FI e tem a cor laranja, e o varicap é qualquer um para VHF. Será necessário alguns ajustes nas bobinas para a sintonia em função deste varicap.

A primeira versão deste radio foi construída com uma FI de 10.7Mhz, usando o chip TA7640. houve muitos problemas no som recebido causado pela largura de banda de FI de FM que é de 150khz. Dentro desta banda cabem até 15 canais de 10Khz, que é a largura dos canais de radioamador. Então, quando era sintonizado numa estão de PY, além da voz do radioamador, entrava ruidos como sinal de Beacon, outra transmissão e ruídos, tornando o som baixo e muito ruidoso.

Para resolver este problema eu fiz uma nova placa de amplificador de FI usando o CI MC3361, que é um circuito amplificador de FI de banda estreita de 10Khz, com circuito limitador, pré-amplificador de audio e demodulador de FM em 455Khz. 

O circuito de recepção de VHF (primeira conversão), recebe o sinal entre 136 a 152 Mhz e converte numa FI de 10.7Mhz. Este sinal é enviado para a placa do amplificador de FI. Ele é filtrado na entrada pelo  filtro cerâmico CF2 e entra no conversor de frequência. No conversor também entra o sinal recebido do oscilador local a cristal de 10,245 Mhz e no batimento destas duas frequência é gerado o  sinal de FI de  455 Khz. (FI = freqüência de 10,7Mhz - frequência de 10,245 Mhz). 

Esta segunda FI é filtrada no filtro cerâmico CF1 de 455Khz e segue para o amplificador/ limitador e depois de demodulado, é pre-amplificado e sai para o amplificador de audio. T1 é a bobina de quadratura e deverá ser o transformador de FI amarelo de 455Khz.

Parte do sinal de audio é enviado para o circuito de squelch que libera o audio na saída em função do ajuste feito no potenciômetro de squelch. Ou seja, corta o audio quando só tem ruído na saída.

MC3361CD


Como amplificador de audio eu usei o LM386 que entrega uns 600 mW de audio na saída, mais que suficiente para corujar os radioamadores. 

O radio é alimentado com uma fonte entre 9 - 12V e a tensão é abaixada e regulada em 5V. Na placa do amplificador de FI, pode ser retirado o zener D2, e o resistor R12, e no lugar de R12 será colocado um jump em seu lugar. Estes componentes podem ser usados quando a alimentação é maior que 5V.

O único ajuste que deve ser feito na placa do amplificador de FI é na bobina de quadratura. Após receber uma estação, ajusta-se para uma melhor recepção e pronto. No receptor de RF deve ser ajustado T1 para melhor recepção.

O resultado foi excelente, proporcionou um som sem ruído e bem inteligível, e o squelch funcionou perfeito. 

Outra coisa, para melhorar a sintonia do receptor, eu coloquei um arranjo com dois potenciômetros, um faz a sintonia grossa  e o outro faz uma sintonia fina.


Receptor de VHF (TA7358AP)



Amplificador de FI da segunda conversão


Regulador de tensão








Nenhum comentário:

Postar um comentário